495450580893305 Quatro Barras: Após mutirão, prefeitura descarta lixo e técnico denuncia
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Quatro Barras: Após mutirão, prefeitura descarta lixo e técnico denuncia


O lixão denunciado fica a poucos metros da Escola Especial Joanna Valache.

Nesta semana, circulou nas redes sociais uma nova denúncia sobre o “lixão” a céu aberto que existe em Quatro Barras. O problema foi exposto pelo técnico em meio ambiente, Uziel Ferreira, que esteve no local, que fica na Rua Nilo Fávaro e gravou um vídeo. “Eu desafio o prefeito a vir neste local e fazer o mesmo que eu estou fazendo. Venha mostrar pra nós e dizer que isto está certo, mas traga embasamento”, disse ele ao fim da gravação.


O denunciante mostra como está o local onde foi feito o descarte de resíduos, após um mutirão de limpeza promovido pela Prefeitura Municipal. Durante o vídeo, ele cita a Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que trata sobre os princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento destes materiais, além de discutir as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis, visando o descarte do lixo, que deve ser ambientalmente adequado.


Para entender melhor a situação, a reportagem do Linkada News entrevistou o técnico e ele afirmou que não deveria haver o despejo de lixos na área denunciada, já que é um local de preservação ambiental. “Este material deveria ser descartado por meio de um manejo, para ter uma seleção dos materiais, observando o que é reciclável e o que é rejeito, também conhecido como material que não é reciclável”, disse Uziel.


Ele ainda ressaltou que uma medida para tentar minimizar o impacto causado no local - como a proliferação de insetos que podem causar doença – seria retirar os entulhos que estão ali. Ainda que esta ação ajude na recuperação, o técnico em meio ambiente também explicou que o espaço nunca mais voltaria a ser o mesmo devido à quantidade expressiva de lixo presente anteriormente.


O QUE DIZ A PREFEITURA – Em nota oficial enviada à reportagem do Linkada News, a Prefeitura Municipal informou que vai continuar e intensificar os mutirões de limpeza nos bairros e que o cronograma dos próximos locais que serão atendidos já foi elaborado. Com relação à área de descarte, o órgão disse que a Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com associações de catadores, está fazendo um trabalho de seleção dos materiais recicláveis no local.


“Ressaltamos também que os materiais eletroeletrônicos e itens contaminantes coletados no Mutirão de Limpeza do último sábado (23) foram destinados a locais próprios, não estando depositados neste aterro. No local, encontram-se materiais de poda e entulhos que servirão de base para o aterro, cuja área será posteriormente reflorestada”, concluiu.


Apesar da afirmativa da Prefeitura de que no “lixão” há apenas materiais para a base do aterro, a equipe de reportagem do Linkada News esteve no local e presenciou entulhos de plásticos, colchões, ferros entre outros descartes.


(Foto: Luis Linkada)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page