495450580893305 Quatro Barras retoma compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Quatro Barras retoma compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar


A Prefeitura de Quatro Barras retomou a aquisição de produtos da agricultura familiar que são destinados à merenda das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. A compra faz parte do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar - e abrange duas questões importantes: o incentivo à produção agrícola nas propriedades rurais e o fornecimento de produtos fresquinhos e de qualidade à merenda das crianças.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara), disse que não apenas está retomando a aquisição dos produtos, como também vai aumentar o percentual de compra de 30% para 50%. "Queremos fomentar a atividade no campo, gerando trabalho e renda aos produtores, mas também garantir a qualidade do que nossos alunos consomem. Ficaremos atentos às duas questões" disse Lara.


Conselho de Agropecuária

Esse foi um dos temas tratados durante a reunião do Conselho Municipal de Agropecuária realizada na última terça-feira (28). A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo explicou as metas e exigências do programa, verificando quais produtores estão interessados em participar.

Produtos como milho verde, feijão, alface, tomate, cebola, cenoura, entre tantos outros, fazem parte da lista de itens que podem ser fornecidos através do PNAE. A notícia do aumento do volume de compra pela Prefeitura animou os produtores. Otacílio Benites Filho é um dos agricultores que já planeja aumentar a produção. Em anos anteriores ele já forneceu verduras e legumes à merenda. Na sua propriedade, na Campininha, ele planta couve manteiga, espinafre, repolho e cenoura, todos orgânicos. "Pretendo ampliar sim as áreas de plantio. Aliás, já tenho feito isso, mas de uma forma diferente. Como as minhas terras são grandes e não consigo plantar sozinho, me uni a outros dois produtores para plantarmos na mesma propriedade, aumentando a área de plantio e as variedades" contou.

Os produtores devem manter os cadastros atualizados na Prefeitura para a participação nos programas de incentivo à produção agrícola e a recomendação às famílias é que diversifiquem os pontos de vendas, de tal forma que qualquer excedente na produção não seja perdido, mas agregue lucro às propriedades.

A reunião desta semana também serviu para definir a composição do Conselho Municipal de Agropecuária. A nova diretoria fica composta pelo presidente Paulo Roberto Guioti, pelo vice-presidente Otacílio Benites Filho, pela secretária Manuela de Faria Teixeira, e pela vice-secretária Andréa Bueno Silva.

(Foto: PMQB)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page