495450580893305 Queda de monomotor contabiliza 4º acidente aéreo em três anos na região
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Queda de monomotor contabiliza 4º acidente aéreo em três anos na região



(Foto: Adenilson Ceccon)

A queda de um avião monomotor na manhã desse domingo (5) em Campina Grande do Sul contabiliza o 4º acidente aéreo registrado em menos de três anos na região. Nesta última ocorrência, os dois tripulantes da aeronave conseguiram sair ilesos. O acidente foi registrado por volta das 9h no Jardim Paulista e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve ficar a cargo de verificar as circunstâncias do ocorrido.

Desde 2012, pelo menos outros três acidentes com aviões de pequeno porte foram registrados na região, um deles com vítimas fatais. O grande número de ocorrências desta natureza explica-se pelo fato de Campina Grande do Sul ser rota preferida de pilotos que frequentemente escolhem a região para realizar vôos de instrução.

A área de maior incidência de aeronaves, conforme as últimas ocorrências foi entorno do Jardim Paulista, que registrou nos últimos anos a maior parte destes acidentes. Moradores contam que é comum aviões monomotores sobrevoarem a região, alguns inclusive realizando manobras arriscadas.

Confira abaixo a relação dos últimos acidentes aéreos registrados na cidade.

2014 – Helicóptero cai em chácara do Taquari

Na noite do dia 27 de outubro de 2014, um helicóptero fez um pouso forçado na região do Taquari, área rural do município de Campina Grande do Sul. Um instrutor e um aluno estavam na aeronave, mas não ficaram feridos. A queda ocorreu dentro de uma chácara, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, depois do pedágio da BR 116. A queda teria acontecido depois de um pouso forçado, após uma pane na aeronave. O instrutor e aluno eram de uma escola de aviação de Piraquara.


(Foto: Claudimar Muneratto)

2013- Avião faz pouso forçado na BR-116

Uma aeronave de pequeno porte precisou fazer um pouso forçado na BR­116 na tarde do dia 11 de outubro de 2013. O incidente interrompeu por alguns minutos o fluxo de veículos na pista sentido São Paulo, causando um pequeno congestionamento. As duas pessoas que estavam no avião não se feriram. No momento do pouso, não havia carros transitando pela rodovia. Para normalizar o trânsito no local, o monomotor foi deslocado até o pátio de um posto de combustíveis desativado às margens da BR-116, no Jardim Menino Deus, em Quatro Barras.


(Foto: Adilson Santos)

2012 – Queda de monomotor mata dois em Campina

No dia 19 de outubro de 2012, um avião monomotor pertencente ao Aeroclube do Paraná caiu em Campina Grande do Sul e provocou a morte dos dois tripulantes. Segundo informações da época, o piloto fazia um teste para renovar a habilitação. O avião caiu quando sobrevoava a Fazenda Caron, no Bairro Araçatuba, menos de dez minutos depois de decolar do Aeroporto do Bacacheri em Curitiba. Populares disseram que observavam o aeronave do solo, quando ouviram um barulho, e em seguida o avião perdeu o controle e caiu.


(Foto: Massao Ishida)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page