495450580893305 Radioterapia do Caron é capaz de fazer “cirurgia sem corte” com novo equipamento
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Radioterapia do Caron é capaz de fazer “cirurgia sem corte” com novo equipamento

Da Redação com assessoria


O Hospital Angelina Caron conta agora com um aparelho de última geração de radioterapia, que garante um tratamento mais ágil e preciso ao paciente. O equipamento multi-leaf é disponível também para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e é capaz de fazer radioterapia de intensidade modulada (IMRT), radioterapia guiada por imagem (IGRT) e radiocirurgia – a chamada cirurgia sem cortes, utilizada em alguns tumores e condições benignas.


Além disso, o aparelho permite proteger os órgãos saudáveis, adjacentes aos tecidos afetados por tumores e que antes também receberiam a radiação. Menos invasiva, essa tecnologia preserva os tecidos não comprometidos. Assim, o processo de planejamento e execução do tratamento se tornou totalmente computadorizado.


“A tecnologia permite desenhar exatamente o campo de radiação de cada paciente. Podemos traçar até o formato mais sinuoso, como o de uma letra jota, se essa for a forma da área a ser tratada. O novo aparelho também é dotado de feixes de fótons e elétrons de diversas energias que permitem a elaboração de tratamentos mais adequados para a necessidade de cada paciente”, explica o médico Alexandre Alvim, responsável pelo setor de radioterapia do HAC.


ATENDIMENTO AMPLIADO - A chegada do Elekta Synergy amplia em 62% a capacidade de atendimento do setor de radioterapia do HAC. Em média, eram atendidos 140 pacientes por dia na ala de oncologia e a capacidade agora sobe para 267 atendimentos diários.


“As vantagens para o paciente são inúmeras: não há necessidade de internação, já que a radioterapia é feita sem cortes ou anestesia. Pode ser aplicada em tumores benignos e malignos, e abrange regiões variadas do corpo, como ossos, rins, supra renal, fígado, pulmão e até no cérebro”, pontua Alvim.


COMPRA - A aquisição do equipamento pelo Hospital Angelina Caron faz parte do Projeto Radioterapia Moderna para Idosos, viabilizado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Campina Grande do Sul. Além do equipamento no hospital, o HAC tem outro aparelho em sua Unidade de Oncologia, em Curitiba.


(Foto: Divulgação/Talk Comunicação)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page