495450580893305 SBT passa a exibir episódios inéditos de Chaves
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

SBT passa a exibir episódios inéditos de Chaves


Da Redação

A partir desta segunda-feira, às 18h15min, o SBT passou a exibir no horário das 18h15, um novo pacote de episódios perdidos do seriado Chaves. A informação foi divulgada por Murilo Fraga, diretor de programação da emissora, no Twitter, logo após a notícia da morte de Roberto Bolaños, dada na última sexta-feira.

A expressão "episódios perdidos" se refere a capítulos de Chaves que o SBT possui, mas raramente exibiu ou simplesmente os engavetou. Em 2011, a emissora exibiu nove episódios "perdidos", e, em 2012, relançou 59 capítulos de histórias repetidas. O programa foi gravado no México entre 1972 e 1979. Chaves estreou no Brasil em 1984.

Segundo a revista Mundo Estranho da editora Abril, os ditos episódios perdidos são capítulos refilmados – com piadas e finais diferentes ou participações especiais – pelo autor Roberto Gómez Bolaños, chamado de Chespirito no México. Em 1974, por exemplo, Maria Antonieta de las Nieves (a Chiquinha) ficou grávida e foi substituída. Quando ela voltou, Chespirito refilmou o que foi feito na sua ausência. Quando Chaves passou a ter reprises diárias no Brasil pelo SBT, alguns telespectadores notaram episódios com roteiro parecido, mas imagens diferentes. Em 1992, a emissora decidiu manter só uma versão dos capítulos semelhantes. Mas os fãs reclamaram do sumiço de alguns deles e montaram uma lista de 50 “episódios perdidos”, que o SBT não veiculava mais. Depois de muita pressão, o canal levou ao ar, em janeiro e fevereiro de 2012, 59 episódios semelhantes. Como alguns deles eram inéditos, o público desconfia que o SBT ainda tenha material nunca exibido.

Só o SBT Tem

A cada cinco anos, a Televisa – que produzia Chaves – renovava o contrato com emissoras que exibiam a série e enviava fitas novas em troca das usadas. Por nunca ter atualizado as fitas, o SBT manteve o conteúdo que a Televisa perdeu nas trocas. Roberto Bolaños morreu na última sexta-feira, aos 85 anos. Ele sofria com diabetes e um enfisema pulmonar. Milhares de fãs compareceram ao velório do ator mexicano no Estádio Azteca, na Cidade do México, para se despedir do comediante.

(Foto: Divulgação SBT)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page