495450580893305 Título digital substitui documento impresso na hora de votar
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Título digital substitui documento impresso na hora de votar


Próximo do dia de votação das eleições muitos populares ficam procurando o título de eleitor. O documento é imprescindível na hora de chegar os colégios para votar. Pensando nessa dificuldade de muitas pessoas em lembrar onde deixaram o documento, a Justiça Eleitoral usou a tecnologia a favor da política. Agora, os eleitores que não tiverem o título impresso, podem baixá-lo nos smartphones ou tablets que possuam sistema Android ou IOS.

A novidade denominada e-título substitui o documento impresso e traz os dados da zona eleitoral, situação cadastral do eleitor, foto, informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o seu cadastramento biométrico e o endereço de seu local de votação, inclusive com um mapa com geolocalização.



O título digital pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play até o dia da eleição pelos eleitores que tenham feito o cadastramento biométrico. Após baixá-lo, a pessoa deve preencher os dados pessoais exatamente como o registrado em cartório eleitoral. Para o eleitor que ainda não tenha feito o recadastramento biométrico, o e-título também pode ser baixado, no entanto, virá sem foto, o que obrigará a pessoa a apresentar outro documento com foto ao mesário no dia da votação.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explicou que o e-título também apresenta um QR Code para validação na zona eleitoral. Além disso, o órgão comentou sobre as informações que deverão constar no documento digital. "Se houver preenchimento de alguma informação em discordância com aquela lançada no documento original, o sistema não validará o cadastro", diz o TSE em seu site.

(Foto: Reprodução/TSE)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page