495450580893305 Tribunal Regional Eleitoral cancela mais de 250 mil títulos eleitorais no Paraná
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Tribunal Regional Eleitoral cancela mais de 250 mil títulos eleitorais no Paraná


Mais de três milhões de eleitores não poderão votar nas eleições deste ano. A medida veio como resultado da confirmação sobre o cancelamento de 257.941 títulos eleitorais no Paraná feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na quinta-feira (27).

O Estado é o terceiro do país com o maior número de títulos de eleitores cancelados, atrás da Bahia e de São Paulo. Segundo informações do TRE, o índice elevado ocorreu por causa do processo de cadastramento biométrico no Paraná, que chegou a 90% dos municípios. Além daqueles que simplesmente não compareceram ao recadastramento, também há pessoas que já morreram, que se mudaram ou os aqueles que já costumam não votar.

Na quarta-feira (26), houve uma votação sobre o pedido feito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que solicitava ao Supremo Tribunal Federal (STF) evitar o cancelamento do documento daqueles que não fizeram o cadastramento por biometria. A solicitação, no entanto, foi rejeitada pelo STF por 7 votos a 2.


Além do PSB, outros dois partidos - PT e PCdoB - também participaram da solicitação para evitar tal procedimento sobre os títulos eleitorais. As legendas afirmaram que o maior número de eleitores que não poderão votar é de cidadãos humildes que não tiveram acesso à informação para cumprir a formalidade. A maioria dos ministros acompanhou o voto proferido pelo relator, Luís Roberto Barroso.

Após essa decisão, a Justiça Eleitoral informou que cerca de 3,3 milhões de eleitores não vão votar nas eleições de outubro, porque não compareceram aos cartórios eleitorais nos municípios em que houve o recadastramento para identificação biométrica e devido a outras restrições. O PT e o PCdoB também participaram do pedido.

O ministro Luís Roberto Barroso disse que a atualização do cadastro de eleitores é necessária para manter a higidez das eleições. Ele ainda esclareceu que o TSE demonstrou dificuldades técnicas de fazer formas diferentes de votação e risco para as eleições há menos de duas semanas não poderiam ser aceitos.

ATUALIZADA

Para as pessoas que quiserem saber se estão com o título de eleitor cancelado basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e verificar a situação, além de outras pendência com a Justiça Eleitoral. A pesquisa pode ser feita com o nome ou título do eleitor.

(Foto: Portal 27)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page