Linkada News
TSE divulga calendário com normas para as eleições municipais de 2016
Partidos eleitorais e possíveis candidatos nas próximas eleições municipais de 2016 começam a se mobilizar para se adequar ao calendário eleitoral definido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Neste ano, eleitores de vários municípios brasileiros vão às urnas para escolher seus representantes no Legislativo e Executivo Municipal, vereadores, prefeito e vice, respectivamente.
O calendário eleitoral foi aprovado ainda em 2015 com base na Lei 13.165 aprovada pelo Congresso Nacional. A Lei trouxe algumas modificações no que se refere ao tempo de duração do processo eleitoral, período das convenções partidárias e a data limite para dos candidatos, entre outras mudanças. O calendário traz informações importantes sobre os períodos das campanhas eleitorais no rádio, TV, web e nas ruas, bem como os gastos dos recursos e prestação de contas das campanhas.
Dentre as principais mudanças no Calendário, estão:
Filiação partidária
Quem quiser concorrer no próximo ano, deve se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da data das eleições. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.
Convenções partidárias
As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo estipulava que as convenções partidárias deveriam acontecer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.
Registro de candidatos
Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até as 19h do dia 15 de agosto de 2016. Pela regra passada, esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.
Propaganda eleitoral
A resolução do calendário das eleições de 2016 incorpora, ainda, outras alterações produzidas pela reforma eleitoral, como a redução da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.
Para ter acesso às novas resoluções CLIQUE AQUI.
Dowloand do arquivo CLIQUE AQUI
Comments