Um vídeo registrado pelo internauta Ronaldo Bandeira, momentos após o tombamento de um caminhão em Campina Grande do Sul mostram populares socorrendo o motorista do veículo. Nas imagens, os moradores ajudam ele a sair de dentro da cabine do caminhão. A principal preocupação era que o vazamento de combustível provocasse uma explosão e não houvesse tempo do motorista sair.
O acidente ocorreu por volta das 9h30 deste domingo (24) no quilômetro 48 da BR-116, na região conhecida como Terra Boa. O motorista do caminhão teve ferimentos moderados e foi encaminhado ao Hospital Angelina Caron sem risco de morte.
Carga saqueada
Mesmo havendo pessoas dispostas em ajudar, houve aquelas que se aproveitaram da situação para saquear a carga. Segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão transportava pneus e outros produtos avaliados em R$ 288 mil. Com o tombamento parte dos materiais se espalharam pela pista conforme mostra a imagem do internauta Yago Almeida. Os produtos foram levados por alguns motoristas que passavam pelo local.
O que os motoristas não esperavam era que a PRF montasse uma operação de vistoria a veículos em frente à Unidade Operacional do Taquari, que fica a aproximadamente 8 quilômetros do acidente.
Ao todo 14 motoristas acabaram presos ao serem flagrados com a mercadoria no interior de seus carros. Eles foram encaminhados de ônibus da própria PRF à Delegacia de Polícia Civil de Campina Grande do Sul para esclarecimentos. Entre os envolvidos está um argentino que dirigia um caminhão-cegonha com destino a Buenos Aires. Parte da carga foi recuperada.
Segundo a PRF, alguns dos envolvidos, ao saber da ação, chegaram a dispensar mercadorias pelas janelas dos veículos em movimento, antes de passar pelo posto policial. Uma equipe fez uma varredura pelo trecho, recolhendo os produtos saqueados que foram dispensados pelo caminho.
A Polícia informa que quem participa de saques de carga comete crime de furto ou roubo, conforme o enquadramento da autoridade policial. No caso de furto, a pena pode chegar a oito anos de reclusão. Já o crime de roubo prevê reclusão de até dez anos.
Confira abaixo o vídeo feito pela PRF
Comments