495450580893305 Vídeo sobre racismo lançado pelo Governo do Paraná ultrapassa 9 milhões de visualizações
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Vídeo sobre racismo lançado pelo Governo do Paraná ultrapassa 9 milhões de visualizações


Uma campanha institucional lançada pelo Governo do Paraná nesta quinta-feira (17) ultrapassou mais de 9 milhões de visualizações no Facebook. O vídeo lembra o Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo domingo (20), e traz uma reflexão sobre o racismo. O vídeo repercutiu também em rede nacional e foi mostrado no Programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes.

A campanha acontece em uma sala, onde dois grupos de profissionais ligados à área de Recursos Humanos são desafiados a interpretarem uma sequencia de imagens de pessoas brancas e negras exercendo diferentes atividades.

A pesquisa começa mostrando fotos de pessoas brancas em uma determinada situação cotidiana. Em seguida, é perguntando qual profissão ou atividade aquele indivíduo pode estar exercendo naquele momento. As mesmas perguntas são feitas mostrando pessoas negras exercendo as mesmas atividades, e as respostas são surpreendentes.

Ao final, o vídeo apresenta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que apontam desigualdades sociais entre negros e brancos.

Veja o vídeo abaixo:



  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page