Moradores da localidade de Capivari, em Colombo, na divisa com Bocaiúva do Sul, região metropolitana de Curitiba, levaram um susto na noite desta quarta-feira (17) com a força do vento na região. De acordo com os moradores, uma corrente de vento atingiu, de forma localizada, o salão comunitário da localidade, destelhando o galpão e provocando muita destruição.
“Foi muito repentino. De repente, o vento veio, numa espécie de redemoinho, e atingiu o salão. Quebrou tudo. Pelo menos 70% do telhado foi arrancado. Do lado de dentro também não sobrou quase nada. O interessante é que foi muito localizado. Só o salão foi destruído. Na vizinhança não aconteceu nada”, contou o líder comunitário Carlos Dalazuana.
A Capela São Pedro, que fica ao lado, também nada sofreu. É nesta localidade que acontece todo ano a Caravana de Nossa Senhor de Caravaggio, marcada para abril. Chovia forte na hora do vendaval e algumas árvores foram arrancadas, mas tudo na área do salão comunitário. Ao redor, nada aconteceu.
VÍDEO: Banda B
Explicação
O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneibe, explica que tempestades como essa que atingiu a localidade de Capivari são comuns nesta época do ano, mas a formação de correntes localizadas com alto poder de destruição é um fenômeno mais raro. “Existem nuvens com uma extensão vertical de até 10 km, com uma base de cerca de dois km. O vento circula dentro dessa nuvem de forma muito intensa, com até 100 km/h, e, às vezes, esse vento sai de forma localizada e faz um estrago muito grande. Nesses casos, é comum o vento estragar tudo num trecho e, ao lado, tudo ficar intacto”, explicou. Não há um cálculo preciso da velocidade do vento que atingiu a localidade de Capivari na noite de ontem.
Segundo Kneibe, as tempestades devem se repetir nos próximos dias, com altas temperaturas previstas para o fim de semana em todo o estado.
Comments