495450580893305 Visitantes do Pico Paraná não precisam mais pagar para entrar no parque
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Visitantes do Pico Paraná não precisam mais pagar para entrar no parque



Os visitantes do Parque Estadual Pico Paraná têm, a partir desta semana, acesso livre a um dos principais pontos turísticos da região. O local, que fica no topo de montanhas, ganhou uma área de passagem que foi desapropriada pela Prefeitura de Campina Grande do Sul e que deve ser repassada em regime de comodato ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão responsável pela Unidade de Conservação. Antes, visitantes e montanhistas tinham que caminhar por áreas particulares e a entrada era cobrada por fazendeiros da região. Com a desapropriação, o acesso ao parque passou a ser gratuito, sem porteiras.

“Nossa expectativa é que o acesso livre às áreas públicas fomente a visitação e o turismo na região, que é um dos cartões postais de Campina”, comenta Jefferson Cordeiro, procurador do município. A área que foi desapropriada é de 23.988,83 metros quadrados.

“Os moradores da região podem manter a cobrança por serviços prestados, como estacionamento, alimentação e hospedagem”, explica o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos. De acordo com o diretor, a área de acesso deve receber investimentos em breve para dar melhores condições de uso aos visitantes. “Estamos montando o processo de licitação para construir uma base para os montanhistas e estrutura de acesso aos visitantes que passarão a ter um abrigo e banheiros, o que não podíamos oferecer, até então, por conta da falta de posse de área pública na base dos morros”, diz.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page