O técnico Tite divulgará nesta sexta-feira (26) a lista de jogadores convocados para os amistosos da Seleção Brasileira que acontecerão em novembro. Os nomes serão anunciados após uma semana de trabalho e reuniões com os auxiliares do técnico.
Desde a última segunda-feira (22), a equipe contou com a presença de Sylvinho, recém-contratado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nas reuniões. Em sua nova dinâmica, o auxiliar-técnico terá expediente na sede da entidade, no Rio de Janeiro, para discussões de convocação e planejamento, além de manter sua rotina de observações na Europa.
O site oficial da CBF transmitirá ao vivo o anúncio da lista e a coletiva de imprensa.
A definição do início das partidas do futebol brasileiro para 2019 foi divulgada ontem, quarta-feira (03), pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Campeonato Brasileiro da Série A começará dia 28 de abril e vai até 8 de dezembro. Já a Série B irá de 27 de abril até 30 de novembro. A Copa do Brasil, segundo a CBF, terá início no dia 6 de fevereiro, com finais que acontecerão nos dias 4 e 11 de setembro. A novidade para os clubes, atletas e torcedores é que, no próximo ano, todos os jogos noturnos começarão até o horário de 21h30.
Conforme informações da Confederação, o calendário do futebol brasileiro em 2019 inicia no dia 2 de janeiro, com a abertura da pré-temporada, que terá 18 dias, quatro a mais do que em 2018. Os campeonatos estaduais continuarão a ter 18 datas disponíveis, entre 20 de janeiro e 21 de abril, respeitando a qualificação técnica obtida neste ano e os contratos vigentes.
Além disso, o calendário do ano que vem será impactado por um torneio internacional. Neste caso a Copa América, que será realizada no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho. Neste período, as principais competições nacionais terão uma pausa.
O calendário reduz para uma semana o intervalo entre as partidas de ida e volta das quartas de final, semifinais e finais da Copa do Brasil. O torneio terminará em setembro. Com isso, não vai mais coincidir com as rodadas finais da Série A e das copas continentais.
A mudança distribui ao longo do ano as principais decisões. Em abril, serão definidos os campeões estaduais. Em setembro, o vencedor da Copa do Brasil. E em novembro e dezembro os campeões brasileiros e os das copas Libertadores e Sul-Americana.
A elaboração do calendário nacional é o exercício de alocar nas datas disponíveis os contratos existentes, a agenda mundial do futebol e a legislação vigente. Os arquivos com demais informações sobre as datas e cronogramas das competições podem ser encontrados no site da CBF.
(Foto: Lucas Mercon/Fluminense FC)