495450580893305 Entorno da represa do Iraí é atingido por incêndio
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Entorno da represa do Iraí é atingido por incêndio

Da Redação com AENPR


O incêndio que atingiu a área do entorno da represa do Iraí, em Quatro Barras, foi controlado no final da tarde de sábado (25). O combate ao fogo foi feito por uma equipe do 6º Grupamento do CB, de São José dos Pinhais, com apoio do Grupo de Operações de Socorro Tático, de Curitiba.


“Seguimos acompanhando e avaliando o local para agir se houver novo acionamento”, disse o tenente Bruno Vírtoli de Mattos, oficial da área do 6º Grupamento do CB. Até o início da tarde de ontem, domingo (26), não havia registro de novos acionamentos.


Foto: Divulgação/BPMOA

Iraí é uma das principais represas de abastecimento de água da capital e região. O local é de difícil acesso e a ação dos bombeiros teve o suporte de uma aeronave do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).


O incêndio começou quinta-feira (23) em Quatro Barras e foi monitorado pelo Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e voluntários da Federação Paranaense de Montanhismo.


No sábado houve expansão, chegando já à divisa de Quatro Barras com Piraquara, quando teve início as ações de combate. As causas e a dimensão da área afetada estão ainda sendo apuradas.


O incêndio não foi na área de abrangência da Sanepar na Represa do Irai, mas a bióloga Ana Cristina do Rego Barros, gestora de Educação Ambiental da companhia acompanhou a situação. Ela explicou que o entorno da represa é formado por campos e várzeas e que o incêndio provoca prejuízos em qualidade do ar e em disponibilidade hídrica, já que a vegetação ajuda a reter água no solo. Ana Cristina lembrou, ainda, que o incêndio pode prejudicar ainda mais a situação da Represa do Irai, que hoje, em função da estiagem, já está a 40% de seu volume normal.

 
Publicidade Linkada

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page