495450580893305 Projeto "Câmara na Escola'' encerra sua 4°Edição com mil pessoas atendidas em Campina G
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Projeto "Câmara na Escola'' encerra sua 4°Edição com mil pessoas atendidas em Campina G


Em sua quarta edição, o projeto Câmara na Escola iniciou suas atividades no dia 5 de setembro e encerra na próxima semana, dia 17. Até o momento, foram 30 turmas de 4o ano - 800 alunos - de escolas municipais, 60 graduandos de pedagogia da Facsul e 100 pessoas da comunidade atendidas pelo projeto.

Idealizado e posto em prática em 2014 pelo vereador Sérgio Cavagni (PR), o projeto tem como principal objetivo a formação de cidadãos mais conscientes, esclarecendo a função e funcionamento do legislativo e também dos demais poderes, cumprindo com papel fundamental no exercício de cidadania. "A cada ano nos surpreendemos com o engajamento das pessoas, principalmente dos profissionais da educação que dão continuidade em sala de aula para os alunos, que por sua vez levam o conhecimento para dentro de seus lares, alcançando todas as famílias campinenses, deixando em nós o sentimento é de dever cumprido. Com certeza deixamos um legado construtivo para cidade" disse Cavagni.

A coordenadora do projeto, a pedagoga Denize Kaminski Ferreira, que é mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), avaliou a 4° edição do Câmara na Escola de forma positiva. "A receptividade das escolas foi imensa, os alunos participam e interagem, embora seja um tema complexo, percebemos que eles vêm se apropriando dos conceitos de cidadania, política, democracia e articulação entre os três poderes a contento".

Ela explicou que o projeto é realizado em alguns dias da semana no período matutino e vespertino. Segundo Denise, os alunos são recepcionados pela equipe de trabalho da Câmara Municipal, conhecem o espaço físico e a organização administrativa, assistem uma palestra e um teatro, além de interagir com os vereadores presentes no dia da visita.

”É uma grande satisfação participar deste projeto, discutir temas complexos com crianças, assuntos que muitos adultos desconhecem inclusive, é algo que me enche de orgulho. Acredito que este projeto vem plantando sementes, essas crianças crescerão e contribuirão com a construção de um futuro democrático e participativo de fato", concluiu Denize.

Além dela, a equipe do projeto Câmara na Escola é composta por Inajá Queiroz Barone, Ingrid Lais da Costa, ambas são graduandas do curso de Pedagogia.


(Foto: Câmara Campina)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page