495450580893305
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Aulas nas escolas municipais de Quatro Barras começam na semana que vem

Da Redação com assessoria


O início do calendário do ano letivo em Quatro Barras está definido. Escolas municipais, Escola Especial e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Quatro Barras retomam atividades no próximo dia 7 de fevereiro. Aproximadamente 2.700 crianças são esperadas nos espaços escolares para o ano letivo. Este será o primeiro ano com retorno em absoluta condição de normalidade no cenário pós-pandemia.


Com o avanço da vacinação de crianças contra a Covid-19, o setor educacional vê o ano de 2023 com otimismo, sensação de alívio após o período crítico da pandemia e muita alegria para recepcionar os alunos. Na terça-feira (7), as escolas municipais e a escola especial já passam a funcionar em horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


PROTOCOLOS DE SAÚDE - A fim de garantir a saúde de alunos e profissionais, apesar de já não serem considerados obrigatório, protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 continuam sendo recomendados. De modo especial a disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos.


PLANEJAMENTO EDUCACIONAL - A volta às aulas é um momento especial para toda a classe escolar. Educadores e profissionais de todas as áreas, atuantes em escolas e CMEIS, bem como no transporte escolar, estão realizam a Formação Continuada em cada instituição de ensino. A preparação, além de desenvolver habilidades e conhecimentos, também é uma etapa importante para o planejamento educacional de 2023, especialmente após os desafios enfrentados pelo setor nos últimos dois anos de pandemia.


“Além de realizar o planejamento do ano, os profissionais também se dedicam a outra tarefa essencial: elaborar um diagnóstico de aprendizagem das turmas para avaliar possíveis defasagens e estratégias de atuação para retomada. Este trabalho é bastante pontual, de acordo com a realidade de cada instituição”, explica o secretário da pasta, Fredinei Rodrigues (Fré).

A Formação Continuada, como o próprio nome diz, não se resume ao início do ano letivo. Ao longo de 2023, o processo de formação pedagógica dos profissionais continua, de forma permanente, garantindo avanços e novas estratégias para o desenvolvimento da área educacional.


O prefeito Loreno Bernardo Tolardo, está radiante com a volta às aulas. “É um momento de muita alegria para toda a comunidade escolar. Finalmente, após um logo período de incertezas, poderemos ter nas salas de aula e no ambiente pedagógico a tranquilidade. Vencemos a pandemia e este momento coroa a nossa vitória”, comemora o chefe do Poder Executivo.

Ainda de acordo com o prefeito, a época marca a alegria do reencontro de alunos, professores e todas as equipes que atuam nas escolas. “Sempre acreditei que quem trabalha no setor educacional, desenvolve mais que um ofício. É um verdadeiro sacerdócio, é muito amor envolvido, de fato. Estou muito entusiasmado com este ano”, declara.

Foto: Reprodução/Pixabay

WI-FI NAS ESCOLAS - O prefeito Loreno Tolardo anuncia para 2023 uma novidade que associa a interação entre alunos e professores a um moderno ambiente de aprendizagem. Trata-se de um projeto pioneiro na Região Metropolitana de Curitiba, o qual já disponibiliza para as escolas municipais Tancredo Neves (Campininha), João Curupaná da Silva (Jd. Menino Deus), Rui Valdir Pereira Kern (Itapira), Escola Especial Joanna Valache (Itapira), CMEIS Tio Laio, Tia Leonor, Tia Cice, Tia Carmelita, Tia Havany e Tia Jaci a implantação de rede Wi-Fi 6.0, possibilitando ao espaço pedagógico mais tecnologia e dinamismo no acesso à informação dos alunos e educadores. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Tecnologia de Informação e Comunicação. Ainda no primeiro semestre do ano letivo, a previsão é que as demais escolas e CMEIS também estejam integrados à iniciativa.


A rede Wi-Fi 6.0 é uma denominação técnica que atesta a evolução dos equipamentos que integram a rede de conexão, permitindo um maior número de usuários interligados em um mesmo ponto de acesso. Um recurso altamente sofisticado, que possibilita aos internautas a melhor experiência.


“A tecnologia Wi-Fi 6.0 também oferece um desempenho mais preciso para aplicações avançadas, como exibição de vídeos didáticos em alta resolução, aplicativos colaborativos e segurança de dados”, explica Tolardo.

QUALIDADE NO ENSINO - Em 2022, Quatro Barras liderou o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, na Região Metropolitana de Curitiba. Apesar do contexto pandêmico que o país enfrentou nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com escolas e CMEIS, desenvolveu estratégias importantes de aprendizagem.


Investimentos contínuos, criação de ambientes de aprendizagem on-line, formação continuada dos servidores foram algumas delas, além de investimentos estruturais em escolas e CMEIS, para o retorno presencial dos alunos. A Prefeitura também fez um amplo investimento (R$ 3,6 milhões) na aquisição de kits e uniformes escolares, oferecendo a todos os alunos da rede municipal o kit de uniformes mais completo da história, composto por 14 itens, para todas as estações do ano.


Programas de revitalização dos espaços escolares, aquisição de novos ônibus para o transporte escolar, e a realização de mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), em parceria com o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, dinamizaram a Educação.


Commentaires


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page