495450580893305
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Campina e Quatro Barras discutem estratégias para atender famílias atingidas pelas chuvas

O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, e o prefeito de Quatro Barras se reuniram, nesta terça-feira (29), para traçar medidas de apoio às famílias atingidas pelos alagamentos causados pelas fortes chuvas. Em Campina Grande do Sul, as regiões do Taquari, Terra Boa e Cerne (entre outras) foram as mais afetadas, assim como os bairros Ribeirão do Tigre, Palmital e Monte Alegre, na área rural de Quatro Barras.


Os prefeitos solicitaram apoio ao governador Ratinho Junior, que já disponibilizou suporte através da Defesa Civil do Estado do Paraná e do Corpo de Bombeiros. Os municípios unem forças para dar um rápido suporte às famílias mais afetadas. O encontro foi acompanhado pelos secretários de Governo de Quatro Barras, Frederico Bernardi, e pelo secretário de Ordem Pública e Segurança de Campina Grande do Sul, Jefferson Rosa Cordeiro.


Em Campina Grande do Sul, uma Escola e Unidade Básica de Saúde, que ficam no Terra Boa, tiveram suas atividades canceladas na última segunda-feira (28) em virtude do volume das águas do rio que passa pelo bairro afetando a única entrada de acesso. O nível do rio baixou ao longo do dia, porém, a Defesa Civil segue monitorando uma vez que voltou a chover no início da noite.

Rua alagada em Campina. Foto: Franklin de Freitas

Além dessa região, um deslizamento atingiu uma casa no bairro da Barragem afetando a estrutura da mesma. Equipes da Defesa Civil realizaram o atendimento e a família com quatro pessoas foi levada para casa de familiares. Equipes da Prefeitura de Campina Grande do Sul e Defesa Civil constataram que aproximadamente 400 pessoas foram afetadas pelas chuvas, cujas casas foram atingidas em função do aumento do nível dos rios, impedindo que as pessoas saíssem de casa.


Segundo o secretário de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Rosa Cordeiro, a Defesa Civil está nos locais em atendimento à população. “As equipes estão em campo prestando toda assistência e acionando outros órgãos se necessário. Pedimos que às pessoas fiquem em casa até que baixe o nível dos rios e não se arrisquem em sair sem o apoio de algum órgão competente para não correr risco de vida”, alerta Cordeiro.


Em Quatro Barras, a Guarda Municipal também já acionou guardas municipais vizinhas, a exemplo de Pinhais, solicitando o envio de barco motorizado para atender pessoas ilhadas. Os municípios de Quatro Barras e Campina Grande do Sul buscam, de forma integrada, com apoio do Estado e cidades vizinhas, dar suporte às regiões mais afetadas pelo temporal.

Rua de Quatro Barras atingida pelas chuvas. / Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil ainda está fazendo o levantamento em conjunto com a Ação Social para posterior atendimento às famílias de acordo com a necessidade identificada, seja com cestas básicas, lonas e outros atendimentos.


EMERGÊNCIAS:

193 Bombeiro

199 Defesa Civil

Plantão AÇÃO SOCIAL

(41) 99518- 9430

(41) 99155-0987


Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page