495450580893305
 
  • Portal Linkada News

Eleição para diretores de colégios estaduais do Paraná será nesta quarta-feira

Da Redação com SEED-PR


Ao todo, 1.722 colégios estaduais do Paraná vão realizar eleições para diretores na próxima quarta-feira (9) – são 1.851 chapas inscritas. O horário de votação será das 8h às 22h e podem participar todos os membros das comunidades escolares, como: professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários supridos na instituição de ensino; responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos e aluno com no mínimo 16 anos completos até a data da eleição.


Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante. Para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos, e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação.


Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos. Já onde houver a inscrição de três chapas ou mais e a chapa vencedora eleita obtiver menos de 40% dos votos válidos, deverá ser realizado um segundo turno, concorrendo somente as duas chapas com maior número de votos. Com duas chapas em disputa, será necessário atingir 50% + 1 voto para definição no primeiro turno. Além disso, um segundo turno será realizado no dia 17 de dezembro, onde for necessário.

Imagem: Ilustrativa/SEED-PR

PREVENÇÃO - Os candidatos e demais envolvidos no dia de votação terão que respeitar o distanciamento social no espaço escolar e seguir todo um protocolo de segurança sanitária descrito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).


Só poderão entrar nos locais de votação pessoas que estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar ao local onde está localizada a urna. Não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara.


As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto deverá ser disponibilizado nos locais em que houver as urnas. Recomenda-se que o votante leve sua própria caneta.

 

1/1

1/10

1/4

1/1

1/1

1/1