495450580893305 Falta de água causa transtorno para consumidores na RMC
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Falta de água causa transtorno para consumidores na RMC



Na última segunda-feira (17), os moradores de Quatro Barras e Campina Grande do Sul foram pegos de surpresa com a falta de água nas duas regiões. A Sanepar já havia emitido um comunicado no qual dizia que bairros de Curitiba, Colombo, Piraquara e Almirante Tamandaré estariam com o abastecimento de água no começo desta semana, no entanto, os dois municípios citados anteriormente, não estavam nesta lista.


Entre alguns dos bairros atingidos em Campina Grande do Sul e Quatro Barras, que foram citados pelos leitores do Linkada News, estavam: Jardim Paulista; Centro de Quatro Barras, Jardim das Acácias; Jardim Santa Rosa; Menino Deus; Centro de Campina Grande do Sul; Conjunto Itapira; Eugênia Maria; Jardim Santa Rita; Orestes Thá; Colônia Maria José; Jardim Flórida; Moradias Timbu; Jardim Pinheiros; João Paulo II e Menino Deus.


A reportagem entrou em contato com a Sanepar para verificar o que teria motivado a falta de água e por nota oficial foi informada que foram pontuais as ocorrências de desabastecimento no final de semana anterior em alguns bairros de Curitiba e de cidades da Região Metropolitana. “O abastecimento foi afetado devido às temperaturas elevadas, alto consumo e consequente baixa no nível dos centros de reservação. O aumento no consumo foi de 12%”, explicou o órgão.


Além disso, a empresa ressaltou que os temporais também contribuem para a ocorrência de problemas, porque impactam na distribuição da energia elétrica, importante insumo do setor de saneamento. Foram feitos e divulgados avisos para todas as cidades, incluindo Campina Grande do Sul e Quatro Barras.


O Linkada News tentou contato com a gerência regional da Sanepar, para obter mais detalhes sobre a situação, mas não obteve retorno.


SAIBA QUAIS SÃO AS RECOMENDAÇÕES DA SANEPAR PARA A POPULAÇÃO EVITAR QUALQUER TIPO DE DESPERDÍCIO E AINDA ECONOMIZAR NA CONTA:


- Feche a torneira: ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta todo o tempo. Isso evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados.


- Hora do banho: seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem aproximadamente 70 litros de água.


- Basta um copo: para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Evite deixar a torneira aberta.


- Use a vassoura: antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água da mangueira para “varrer” a sujeira.


- Banheiro: diminua as descargas. Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga.


- Lavando roupa: junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas.


- Cuide dos vazamentos: os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.


- Carro limpo: evite lavar o carro, mas se for fazer isso, use baldes e não a mangueira. Seu automóvel fica limpo e a economia pode chegar a 300 litros de água.


- Fazendo a barba: não faça a barba com a torneira aberta o tempo todo. Use a água somente para molhar e enxaguar o rosto.


- Mãos: lavar as mãos com a torneira aberta o tempo todo causa um grande desperdício. Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada.


- Reaproveite: a água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.


- Louça: ao lavar a louça, encha a cuba de água e deixe-a fechada. Evite deixar a torneira aberta, enxágue a louça toda ao final da lavagem. Assim, o gasto de água é bem menor.


- Lixo: nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque o lugar deles é na lixeira.


- Viagens: quando viajar, feche o registro do cavalete de entrada de água, evitando desperdícios e vazamentos.


(Foto: Linkada News)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page