495450580893305 Implantação do Plano de Auxílio Mútuo intermunicipal é anunciado pelo do 7º GB
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Implantação do Plano de Auxílio Mútuo intermunicipal é anunciado pelo do 7º GB

Atualizado: 28 de mar.

O 7º Grupamento de Bombeiros, juntamente com os municípios de Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul, devem oficializar já no próximo mês a criação do Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal, o PAM – uma ferramenta de planejamento e prevenção de crucial importância frente a situações de emergência.


A ação do PAM é voltada ao setor empresarial, englobando empresas de diferentes classificações de risco. Na prática, o plano prevê a colaboração voluntária entre entidades como poder público, empresas, comércio, hospitais, órgãos de segurança, entre outros –buscando uma rápida resposta à comunidade frente a ocorrências, como incêndios, explosões, vazamentos, situações de risco, entre outras.


O encontro foi acompanhado por representantes de empresas sediadas nos três municípios, vereadores, COMPEDECs, Defesa Civil dos municípios, SAMU e SENAI, além de bombeiros do 7º GB.


Após a abertura do evento, o anfitrião e prefeito em exercício, Jarbas Mocelin, enfatizou a importância da consolidação do PAM como instrumento de planejamento integrado.



Na foto: Vereador de Campina Grande do Sul Sergio Cavagni (Serginho); a primeira-dama de Colombo Elis Lazarotto; a Secretária de Indústria. Comércio, Turismo e Trabalho de Colombo Ana Paula Polli; o comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, sediado em Colombo, major André Lopes; o prefeito em exercício de Quatro Barras Jarbas Mocelin; o diretor da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Colombo Andre Santos (Urso); e o Secretário de Segurança de Campina Grande do Sul Jefferson Rosa Cordeiro

“Quero parabenizar a todos os envolvidos e destacar nossa pronta adesão neste projeto do 7º GB, que beneficia os municípios como um todo, empresas e comunidades, permitindo uma resposta rápida e eficaz nos momentos em que ela mais se faz necessária”, disse Jarbas.

O comandante do Grupamento, major André, explanou o objetivo do PAM, sua dinâmica de funcionamento e ressaltou a relevância do plano integrado.


“Juntos, os três municípios somam uma população de mais de 300 mil habitantes, com alguns aspectos em comum: são cortados pela BR 116; possuem empresas de grande, médio e pequeno porte, incluindo segmentos de produtos perigosos; e abrigam áreas de bacias hidrográficas, além de serem trechos importantes de ligação viária. Somado a estes fatores, são três cidades com um excelente entrosamento e parceria”, afirmou o major.

O PAM – O Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal consiste numa junção voluntária entre vários setores. Além da integração destes agentes, o PAM favorece o conhecimento mútuo entre as entidades envolvidas e a pronta colaboração de seus integrantes. O plano é aberto para qualquer empresa interessada e não tem custos.


A cada mês, o PAM prevê uma reunião mensal onde serão alinhadas frentes de trabalho, trocas de experiências e proposições de objetivos. Também estão previstos treinamentos mensais ministrados por profissionais especializados do Corpo de Bombeiros sobre prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e práticas de salvamento. As instruções serão ministradas a cada mês em uma das empresas que compõem o PAM. 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page