495450580893305
top of page
icon zap
INNON FAIXA.png

Incentivo do Proesporte apoia projeto de atletismo em Colombo

  • Foto do escritor: Portal Linkada News
    Portal Linkada News
  • 22 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

Da Redação com AENPR


O projeto Futuro Olímpico de Atletismo, que recebe jovens de Colombo, completa em 2021 dez anos de atividades, com mais de 700 colocações em competições estaduais, nacionais e internacionais. Em 2019 foi aprovado no edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte - Proesporte, que garantiu mais suporte e estrutura para ao atendimento dos atletas, a maioria oriunda de áreas de vulnerabilidade social.


Há pelo menos oito anos o Futuro Olímpico de Atletismo atende em média 100 alunos por mês, com faixa etária a partir dos 12 anos. O projeto é tema da série especial da Paraná Esporte sobre iniciativas incentivadas pelo Proesporte, programa do Governo do Estado realizado pela Superintendência Estadual do Esporte.


Tudo começou em 2005 quando o professor Everson José Rosa iniciou a modalidade de atletismo em Colombo, junto ao Departamento de Esportes da prefeitura. Ele ministrou aulas teóricas no Parque Municipal de Uva e treinamento nas pistas das universidades Positivo e Federal do Paraná.


O bom desempenho dos alunos em competições garantiu a continuidade, com a formalização do projeto em 2011. Tendo à frente o professor e voluntário Sidmar Andrigheto Gielow, foi criado Futuro Olímpico de Atletismo, projeto socioeducacional e esportivo, que buscava difundir esse esporte na área rural de Colombo, em especial em locais de vulnerabilidade social.


Em tempos de pandemia, o número de participantes foi reduzido de 100 para 70 alunos e as aulas e treinamentos passaram a ocorrer de maneira remota. Apenas 40 alunos treinam presencialmente (quando os decretos vigentes, do Estado e do município permitem), pois são atletas em fase de especialização e aprimoramento, que exigem mais cuidados na preparação técnica e física.


O incentivo do Proesporte foi viabilizado por meio do patrocínio da Copel. O recurso ajudou na compra de materiais, na capacitação dos alunos, confecção de banners e outros materiais de promoção. Assim, o projeto foi melhor divulgado junto às 30 escolas que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Colombo.


O incentivo também foi utilizado na contratação de estagiários de Educação Física. Um deles foi Jhonatan da Silva Fonseca, estagiário pela prefeitura de Colombo em 2017 e que retornou em 2021 como professor contratado pelo projeto Futuro Olímpico do Atletismo.

Foto: Equipe Atletismo

FOCO NO SOCIAL – Jhonatan explica que o caráter de escolha dos alunos sempre tem como foco o aspecto social, pois o objetivo é formar o indivíduo e utilizar o esporte como uma ferramenta de mudança da sociedade. “Temos o sonho de formar atletas de alto rendimento, mas o nosso foco é formar cidadão”, explica.


Assim como todo processo educativo, o aprendizado é uma via de mão dupla. Como professor, Jhonatan precisou desenvolver habilidades como a paciência e a sensibilidade para compreender as diversas vulnerabilidades específicas, nas quais não cabe ao projeto intervir.


Alunos com desequilíbrio alimentar e nutricional, ou que precisam cuidar dos irmãos e complementar a renda trabalhando são alguns dos desafios enfrentados pelo projeto.


“São os resultados que demonstram para a gente que a atuação da equipe está sendo significativa para a comunidade”, comenta o professor. Por isso, no projeto, os atletas desenvolvem habilidades e competências não somente ligadas ao físico, mas também ao afetivo, social e cognitivo.


Outra particularidade é que os atletas costumam ficar muitos anos na modalidade. O aluno, que antes nem tinha barba e ficava acuado na frente das câmeras, anos depois apresenta-se com uma postura e a expressão confiante e madura.


“O mais legal de observar no desenvolvimento do aluno é que ele chegou até nós com uma série de déficits e está saindo como um indivíduo preparado para ter uma família, conquistar um emprego ou fazer a faculdade dos seus sonhos”, finaliza Jhonatan.

 

Comments


POST 13.png
POST LINKADA NEWS.png
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page