495450580893305
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Linkada News é finalista no Prêmio Sangue Novo de Jornalismo



O Linkada News está entre os finalistas do 20º Prêmio Sangue Novo, promovido pelo Sindicato de Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR). A lista dos trabalhos selecionados foi divulgada no início da noite de quarta-feira (30) e a entrega da premiação acontece nesta quinta-feira (7 de abril) na sede da APP Sindicato, em Curitiba.

O Linkada News concorre na categoria “Produto Jornalístico Web Blog de Notícias”, juntamente com outros dois produtos midiáticos; o "Não Faz a Frígida" e "Via Palermo 42", apresentados à Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo (UP), respectivamente.

A premiação busca destacar os novos talentos do jornalismo paranaense, ainda no âmbito acadêmico. Segundo a Comissão Organizadora, foram semanas avaliando ao todo 438 trabalhos inscritos até se chegar à lista dos finalistas divididos em 22 categorias. Para ver a lista completa CLIQUE AQUI.

Foram selecionados de dois a quatro trabalhos em cada categoria, escolhidos pelo corpo de jurados composto por profissionais que levaram em consideração, entre outros aspectos, o grau de inovação da proposta; o tratamento ético das informações utilizadas; o desenvolvimento da relação entre teoria e prática no jornalismo; os elementos estéticos para produtos digitais e o grau de interatividade com o público.


O diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, destaca a qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição do prêmio. “É ótimo ver que os estudantes de Jornalismo vêm demonstrando cada vez mais interesse e paixão pela profissão. A qualidade dos trabalhos acabou refletindo nisso, uma vez que tivemos trabalho para chegar nesta lista final. Estou certo ainda que teremos uma geração muito boa de profissionais em um futuro próximo”, avalia.

Sobre o Linkada News


Mais do que um canal de comunicação, o Linkada News é fruto de um trabalho acadêmico apresentado ao curso de jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Com o passar do tempo, o projeto foi se aprimorando e se tornou a principal base de pesquisas para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O projeto inicial foi elaborado pelo estudante de jornalismo e sócio diretor do Linkada News, Adilson Santos, sob a orientação da professora Ana Melech.

Colocado em prática, o trabalho foi batizado de “Linkada News”, braço noticioso da Linkada Presença Online, empresa voltada à crianção de sites e marketing digital. Antes de contar com o endereço eletrônico próprio, o Linkada News utilizava a página oficial no facebook para propagação das informações. Hoje além do site, o canal conta com outras plataformas midiáticas como Youtube e WhatsApp.

Uma das características peculiares do projeto está em focar nos acontecimentos locais e de interesse dos internautas residentes nos municípios de Campina Grande do Sul, Colombo e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, com conteúdos que dizem respeito à arte, cultura, política, segurança pública entre outros temas, que não encontram espaço nos veículos considerados da "grande imprensa".


Dentro do conteúdo proposto, um deles chama a atenção, uma vez que está voltado aos fatos comunitários, em que o cidadão comum tem a oportunidade de destacar os problemas de sua rua, do seu bairro ou de sua cidade. Trabalhando com a participação popular direta, o Linkada News é hoje o mais lembrado e acessado canal de notícias dentro de sua área de abrangência.

Para o idealizador do projeto, Adilson Santos, todo esse reconhecimento se deve não só à busca de valorizar os acontecimentos regionais, mas também ao cidadão comum que contribui direta ou indiretamente com as reportagens veiculadas no canal.

“Trabalhamos com a participação popular, sem ela nosso canal não existiria. Acredito que o jornalismo é isso, ser um porta-voz da comunidade, buscando reportar o que acontece de bom ou de ruim dentro de uma determinada região, sempre primando pelo caráter social. Independente do resultado final, só o fato de estar entre os finalistas do prêmio já é uma vitória e um grande reconhecimento”, completa Adilson Santos.


Commentaires


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page