495450580893305 Prefeitos da RMC firmam contrato para operacionalizar o SAMU 192
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Prefeitos da RMC firmam contrato para operacionalizar o SAMU 192

Quatro Barras foi escolhida e terá em sua base uma Unidade de Suporte Básico (USB), além de contar, quando necessário, do serviço avançado de urgência da Microrregião Leste/Nordeste


Foto: PMQB

Cidades da região estão em vias de consolidar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192. O prefeito de Quatro Barras Loreno Tolardo, juntamente com os prefeitos de Campina Grande Sul, Bihl Zanetti; de Piraquara, Josimar Fróes; de Colombo, Helder Lazarotto; e de Bocaiúva do Sul, Antonio Luiz Gusso; assinaram na manhã desta sexta-feira (23) o Contrato do Programa SAMU junto ao Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp).

O contrato prevê a abertura de processo licitatório para contratação dos serviços operacionais e de manutenção de duas Unidades de Suporte Avançado (USA), para a Microrregião Leste e Nordeste, que ficarão sediadas nas bases de Colombo e Pinhais; e de três Unidades de Suporte Básico (USB) para os municípios de Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Piraquara.

O processo licitatório prevê a contratação de equipe de profissionais 24 horas, materiais médicos e de consumo, manutenção técnica dos equipamentos médicos e a manutenção preventiva e periódica das ambulâncias, que já estão disponíveis nos municípios.

A contratação via consórcio, e de forma coletiva, vai garantir economicidade às cidades, que suportarão as despesas através de contratos de rateio, ou seja, irão arcar com os custos conforme seu quantitativo populacional.


Como será o atendimento

Após a contratação dos serviços, que segundo estimativa do Comesp deve ocorrer ainda neste ano, Quatro Barras passará a ter em sua base uma Unidade de Suporte Básico (USB) equipada para o atendimento de urgência. Em casos mais graves, as equipes poderão acionar uma das Unidades de Suporte Avançado (USA), com base em Pinhais ou Colombo, que prestarão atendimento nos municípios vizinhos.

Ao acionar o 192, o solicitante será atendido por uma Central de Regulação em Curitiba, que avalia a gravidade da ocorrência e encaminha para o hospital mais adequado para aquele atendimento.

Na reunião desta sexta-feira, também estiveram presentes o presidente do Comesp e prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; o diretor comercial da Sanepar, Elerian do Rocio Zanetti (Toco); além de secretários municipais de Saúde e de toda a equipe técnica do Consórcio Metropolitano de Saúde.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page