495450580893305
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Presidente do Sistema Fiep tem encontro com industriais de Quatro Barras e Campina

Da Redação com assessoria


O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, visitou na última quarta-feira (1º) a unidade da entidade em Quatro Barras. Ele se reuniu com proprietários de indústrias do município e de Campina Grande do Sul para ouvir suas demandas e discutir projetos para o desenvolvimento do segmento, especialmente na área de qualificação profissional.


Apesar de ter apenas 25 mil habitantes, Quatro Barras tem grande concentração de indústrias, principalmente do setor metalmecânico e de autopeças. Atualmente, o município é o 10º maior arrecadador de ICMS industrial do Paraná, segundo o secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico, Fred Bernardi, presente no encontro. A essa força se somam ainda importantes indústrias instaladas também em Campina Grande do Sul.


“Sempre ouvi falar muito bem dessas cidades e é muito importante conversar com os empresários daqui para que o Sistema Fiep possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento da indústria na região”, disse Carlos Valter. Ele colocou o corpo técnico da entidade à disposição para buscar soluções para a necessidade de intensificar a formação de mão de obra qualificada apontada pelos empresários. “Temos que valorizar o emprego industrial, que é o lugar que mais remunera e que é muito tecnológico. A qualificação profissional é a dignidade da pessoa, um patrimônio para ela, por isso temos que nos preocupar com a qualidade do ensino que a gente oferece”, completou.


Durante o encontro, foi apresentada a proposta de criação de um programa-piloto de formação a ser desenvolvido nos dois municípios, em uma parceria do Senai com indústrias locais. A ideia é ofertar cursos de aprendizagem para jovens maiores de idade, que receberiam treinamento e atuariam dentro das empresas, sendo remunerados por elas.

Foto: Divulgação

Proprietário da Minatti Fundição Técnica, Luiz Jair Minatti explicou que a formação de mão de obra é essencial para o setor. “Temos indústrias grandes aqui, com uma necessidade de mão de obra qualificada. E temos muitos jovens na região, com um potencial muito rico, precisando de oportunidades”, comentou o empresário, que é também presidente da Associação Industrial e Comercial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul (QBCAMP) e diretor do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná (Sindimetal-PR).


Para a primeira edição desse programa de formação, que tem início previsto para 1º de agosto, a ideia é que sejam capacitadas 25 pessoas. A seleção será feita com apoio da Fundação Weiss Scarpa, com sede em Pinhais, que atua em toda a região para transformar vidas de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da qualificação profissional. “Cada jovem que conseguimos empregar é menos um problema para a sociedade”, disse o padre Antônio Carlos Zago, presidente da fundação. “Juntos, podemos nos dar as mãos e construir aqui em Quatro Barras e Campina Grande do Sul um modelo que pode servir para toda a nossa sociedade”, completou.

 


Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page