Linkada News
As obras de drenagem pluvial que vêm sendo realizadas na rua Augusto Staben, uma das principais vias do Jardim Paulista, parecem nunca ter fim, reclamam os moradores. O projeto iniciado em agosto de 2013 tem tirado a paciência não só de quem convive diretamente com o barro e a lama em frente de suas residências como também de muitos motoristas.
O prazo para conclusão da obra era três meses, porém devido ao serviço de má qualidade prestado pela construtora Sul Brasil, empresa responsável pela execução do projeto, o trabalho precisou ser refeito. A deficiência no serviço acarretou no atraso de obras semelhantes previstas para acontecer nas ruas Duílio Calderari e José Sbalchiero.
De acordo com os moradores, o problema foi maior no fim do ano passado quando fortes chuvas atingiram a região. Devido ao grande volume de água que se acumulou na rede pluvial, houve assoreamento e inundações em vários pontos. Moradores chegaram a presenciar a água dos ralos voltando para suas residências. Por conta dos transtornos ocasionados, a prefeitura teve que abrir nova licitação e contratar outra empresa; a Norton Engenharia que retomou as obras em novembro do ano passado. Alguns moradores até se perguntam o por quê da obra ainda não ter sido concluída, já que a mesma tinha prazo estipulado.
O coordenador do projeto, Luiz Henrique Madalozo, explica que o trabalho deverá ficar totalmente pronto entre abril e maio deste ano. O projeto engloba a construção da rede pluvial juntamente com as chamadas bocas de lobo, dispositivo que visa facilitar a drenagem da água. Além disso, tubos de quedas ou ralos residenciais deverão ser interligados à rede seguindo as normas técnicas.A obra orçada com recursos próprios no valor de R$ 144 mil visa evitar o acúmulo de água sobre o asfalto durante chuvas torrenciais.
Para evitar novos problemas, o prefeito Luiz Assunção vem acompanhando de perto a execução da obra. Ele explica que este é o primeiro passo para a implantação de asfalto e calçamento nas vias do bairro. “A implantação de obras de pavimentação sem a presença de redes de drenagem pluviais, reduz drasticamente a durabilidade dos pavimentos. Portanto esta obra se faz necessária para que possamos recapear e posteriormente construir calçadas”, finaliza. RecomendaçõesO motorista que trafega pela rua Augusto Staben, deve ter a atenção redobrada quanto as obras. Durante a execução, alguns trechos devem ficar em meia pista ou parcialmente bloqueados. A recomendação é que motoristas optem por caminhos alternativos pelo menos até os próximos meses.
Fotos: Adilson Santos