495450580893305
top of page
icon zap
INNON GAVETA.png

Da Agência Estado


Pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira (18) mostra a presidente Dilma Rousseff com 36% das intenções de voto, contra 20% do candidato do PSDB, Aécio Neves, e 21% de Marina Silva, possível escolhida do PSB para ocupar a vaga deixada por Eduardo Campos. O levantamento é o primeiro depois da morte do ex-governador pernambucano em um acidente de avião na quarta-feira, 13. Nessa simulação, Marina e Aécio aparecem em um empate técnico na segunda colocação e devem disputar uma das vaga para o segundo turno.

Entre os demais candidatos, o Pastor Everaldo (PSC) soma 3% das intenções de voto. Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 1%. Luciana Genro (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram.

Com a participação de Marina como candidata, os números de voto nulo ou em branco reduziram 5%. Na última pesquisa, ainda com Campos, esse grupo somava 13% e, agora, recuou para 8%. Indecisos eram 14%, caindo para 9% nesta pesquisa.

O Datafolha também testou um cenário em que o PSB não apresenta um substituto para Campos. Nessa simulação, Dilma tem 41%, Aécio aparece com 25%, Pastor Everaldo com 4%; Zé Maria, Eduardo Jorge Luciana Genro e Rui Costa Pimenta somam 1% cada. Brancos e nulos registravam 13% e indecisos 12%.

Na resposta espontânea, que soma a intenção de voto sem apresentação dos nomes de candidatos, a presidente Dilma lidera com 24%, Aécio aparece com 11% e Marina com 5%. Na última pesquisa, a candidata do PT tinha 22%, contra 9% do tucano e 0% de Marina.

Na pesquisa anterior, divulgada pelo Datafolha em meados de julho, quando Campos era o candidato do PSB, Dilma tinha 36% das intenções de voto diante de 20% de Aécio e 8% de Campos. O Pastor Everaldo (PSC) aparecia com 3%. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro, Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) tinham 1% cada. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuavam. Brancos e nulos somavam 13% e indecisos, 14%.

2º turno

Pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) está tecnicamente empatada com Marina Silva (PSB) em um eventual segundo turno. Segundo o levantamento, Dilma tem 43% contra 47% de Marina. Em um cenário contra o candidato Aécio Neves (PSDB), a petista venceria com 47% das intenções ante 39% do tucano. Em julho, Dilma tinha 44% contra 40% de Aécio, diferença dentro da margem de erro da pesquisa.

Rejeição

O instituto também apurou a rejeição dos três principais candidatos na disputa presidencial. A presidente Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição: 34% dos eleitores dizem que não votariam nela de jeito nenhum. A taxa de rejeição de Aécio Neves (PSDB) é de 18% e de Marina Silva (PSB), 11%.

Na pesquisa anterior, divulgada no início de julho, quando Eduardo Campos (PSB) figurava entre os candidatos, a taxa de rejeição de Dilma era de 35%. Aécio tinha 17% e Campos, 12%.

O levantamento do Datafolha foi feito entre 14 e 15 de julho, com 2.843 eleitores em 176 municípios do País. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-00386/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

(Foto: Reprodução)

  • Foto do escritor: Linkada News
    Linkada News
  • 14 de ago. de 2014

Da Redação

O primeiro debate entre os candidatos ao governo estadual marcado para acontecer nesta quinta-feira (14) pela TV Band Curitiba foi adiado em função da morte do candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB). Oito dos nove candidatos ao Palácio Iguaçu, Beto Richa (PSDB), Geonisio Marinho (PRTB), Gleisi Hoffmann (PT), Bernardo Piloto (PSOL), Roberto Requião (PMDB), Tulio Bandeira (PTC e Rodrigo Tomazini (PSTU) e Ogier Buchi (PRP) já haviam confirmado presença nos estúdios da emissora a partir das 10 da noite, horário previsto para iniciar o jogo de perguntas e propostas.

De acordo com o mediador e organizador do debate, Fabrício Binder, a emissora marcará uma nova data, porém vai levar em consideração as agendas dos candidatos.

O acidente

O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira em um acidente aéreo em Santos, litoral sul de São Paulo. Ele estava em um jato particular que o transportava durante compromissos da campanha presidencial e era esperado para um evento na cidade.

A aeronave em que estava o ex-governador de Pernambuco, modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, em São Paulo. Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. Eduardo Campos, que é neto do político Miguel Arres, morreu na mesma data que seu avô, falecido em 2005. Campos era filho de Ana Arraes, ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) e do poeta e cronista Maximiano Campos.

O candidado do PSB à presidência da República tinha acabado de fazer 49 anos, em 10 agosto. Nas pesquisas eleitorais, Campos aparecia como terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto. Campos deixa a mulher e cinco filhos.


Do TSE

Partidos políticos, coligações, candidatos e a população em geral já podem se informar sobre os pedidos de registros dos candidatos que pretendem concorrer nas próximas Eleições Gerais, acessando o DivulgaCand 2014.

Por meio do sistema é possível consultar o quantitativo de candidaturas por estado e cargo. Além de verificar a situação do pedido de registro do candidato, o sistema permite pesquisar informações repassadas à Justiça Eleitoral, como a declaração de bens do candidato, consulta a certidões criminais e previsão de gastos de campanha do mesmo.

Importante lembrar que os dados constantes do DivulgaCand são diariamente atualizados pela Justiça Eleitoral nos horários: 11h, 16h e 20h. Além disso, as versões do navegador/browse recomendadas são: Internet Explorer 9 ou superior; Firefox 32 ou superior e Chrome 35 ou superior.

O sistema está disponibilizado na página da internet do TRE-MS para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

Acesse aqui o DivulgaCand 2014.

bottom of page