495450580893305 Moradores da Vila Igasa, em Colombo, reclamam do abandono por parte da prefeitura
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Moradores da Vila Igasa, em Colombo, reclamam do abandono por parte da prefeitura



Os moradores da Vila Igasa, pertencente à região da baixada do Canguiri em Colombo, estão revoltados com o que eles mesmos classificaram como “descaso da prefeitura” em relação à Rua Santa Clara. A localidade sofre com a falta de infraestrutura que resulta em alagamentos e problemas com a rede de esgoto causada, segundo informações, pelo fechamento de parte do canal da nascente que desemboca no Rio Canguiri, na divisa com Quatro Barras.


Cerca de 150 metros do canal foi manilhada pela prefeitura em 2018, o que está causando preocupação entre a população devido à precariedade do serviço prestado, deixando visivelmente tubulações a vista, pedras pontiagudas e material de aterro que seria ilegal, além do retorno de rejeitos nas casas. "Antes de fecharem o córrego a gente podia cuidar e plantar às margens, agora nada mais podemos fazer, a não ser aguentar o mal cheiro desse aterro", disse um morador dos moradores.



A passagem por sobre o córrego também é um problema, pois está acima do nível da via afetando a passagem dos veículos. "Carro comum enrosca em baixo devido ao mau serviço prestado", afirmou uma moradora.


Aproximadamente 27 casas existem na referida via, e os contribuintes também reclamam da falta de pavimentação asfáltica, prevista pelo Programa de Pavimentação Comunitária, sobre a qual os moradores afirmam que o porcentagem de pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS) estagnou nos 37,73%, mesmo com vários relatos de término de pagamento das parcelas, como é o caso da moradora há 20 anos e representante da vizinhança local Ivone Sarot. "É um absurdo o que fazem com a gente, somos penalizados com a total falta de atenção dos representantes políticos, por isso, exigimos uma resposta satisfatória para que esse sofrimento entre barro e poeira acabe logo", reclamou ela.



OUTRAS DIFICULDADES - A região também enfrenta outro problema, que é a falta de abastecimento por parte da Sanepar. Há relatos de longo período sem água nas torneiras, a mais grave durou oito dias, afirmam os moradores. Sobre esta situação, a Sanepar informou via nota oficial à reportagem do Linkada News, que no sistema deles não há registro de falta de água, nem de problema no abastecimento e nem tem reclamação. A companhia de saneamento ainda ressaltou que uma equipe esteve no local e conversou com moradores. À Sanepar eles relataram que pode ter ocorrido redução da pressão na rede de distribuição devido a problema operacional. No momento em que os técnicos estiveram lá, foram conferir a pressão e agora está normalizada. “O importante é que os moradores liguem para a Sanepar pelo telefone 088-200-0115 e registrem a reclamação com endereço para que uma equipe vá até o local para verificar e resolver”, orientou a companhia.


A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Colombo questionando sobre a situação na região da Vila Igasa e aguarda retorno.


(Fotos: Divulgação/Whatsapp)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page