495450580893305 41º Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio acontece no próximo dia 26 em Colombo

41º Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio acontece no próximo dia 26 em Colombo


A tradicional Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, que acontece todos os anos no dia 26 de maio, no bairro Capivari, chega a sua 41º edição. A comemoração já faz parte do calendário oficial do município, sendo uma das maiores festas religiosas de Colombo.

A estimativa para este ano será de aproximadamente 10 mil participantes. “A romaria para os devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, significa um ato de amor e renovação da fé. Pois, é um momento para fortalecer a religiosidade, reunir as famílias e os amigos para celebrar a fé e a devoção à padroeira dos agricultores”, ressalta a Prefeita Beti Pavin.


O tema para este ano será “Maria, faz-nos cultivar e guardar a criação”. De acordo com um dos organizadores, Carlos Dallazuanna, o inicio das festividades é marcado pela novena preparatória, seguida pelos jantares, que acontece, durante nove sábados, na capela São Pedro, no Capivari.

“Aproximadamente, dois meses antes da romaria é realizada a novena preparatória em celebração a Nossa Senhora do Caravaggio, com a participação das comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, tendo para cada um dos nove dias da novena, um tema específico. Neste tempo, a união se transforma em fé e confraternização”, destaca.

No dia 21de maio houve a solene transladação da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. A concentração foi em frente à Igreja São Pedro, às 18h30, no bairro Capivari. Os romeiros das comunidades próximas seguiram em uma procissão motorizada até o centro de Colombo. Às 19h30, os fieis foram acolhidos, junto à Imagem, na Igreja Matriz para a celebração da santa missa.

Dia da Romaria

No dia 26 de maio, a romaria sairá, às 6 horas da manhã, da Igreja Matriz dando início a peregrinação, que será coordenada pelo Provincial Passionista, Padre Amilton Manoel da Silva. A Imagem de Nossa Senhora do Caravaggio será conduzida até a Igreja São Pedro, ou seja, um percurso de aproximadamente 12 quilômetros de caminhada. A chegada da procissão está prevista para as 9h30, na comunidade Capivari.

E, às 10 horas, acontecerá a missa solene em celebração a Nossa Senhora do Caravaggio, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, D. José Antônio Peruzzo e animada pela equipe litúrgica da Capela São Pedro.

Logo após, haverá o tradicional almoço, apresentações artísticas, show de prêmios e diversões populares. O Evento conta com o apoio da Prefeitura De Colombo.

Sobre a Romaria

Em 1977, em uma de suas idas à Capela de Capivari, o saudoso Padre Valério Mascarello, cp., dispondo de um tempinho antes da Missa, subiu ao antigo coro da Capela. Ali, em meio a muitas outras, deparou com uma imagem desbotada pelo tempo. Não lhe foi difícil descobrir que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, dado ser o referido Padre originário da Diocese de Caxias do Sul (RS) da qual Nossa Senhora de Caravaggio é a Padroeira.

Com o assentimento da Comissão da Capela, Pe. Valério levou a vetusta e desgastada imagem ao Pe. Gregório Ligeri que, como devoto e artista, a restaurou. Surgiu, então, a ideia de devolver a imagem à Capela de Capivari mediante “improvisada” Romaria, em 26 de Maio de 1977, que reuniu umas 800 pessoas, perfazendo a caminhada de Colombo a Capivari.

No ano seguinte e até hoje, de maneira mais organizada, sempre no dia 26 de Maio, agora já precedida de um tríduo celebrativo na Matriz, a Romaria teve um aumento de romeiros. A animação espiritual sempre esteve a cargo do Pe. Gregório coadjuvado pelos seus Irmãos da Congregação Passionista. A Romaria já é patrimônio espiritual da Paróquia de Colombo e circunvizinhanças cujas multidões, em uníssono, entoam hinos de louvor à santíssima Trindade que faz maravilhas pela intercessão da Mãe de Deus e da Igreja sob o título de Nossa Senhora De Caravaggio.


(Foto: Divulgação)


1/1

1/1

1/3

1/1

1/6