495450580893305 Athletico: deputado estadual quer criar “Dia da Fanáticos”; projeto é aprovado em dois minutos
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Athletico: deputado estadual quer criar “Dia da Fanáticos”; projeto é aprovado em dois minutos

Por Esportes Banda B Um projeto de lei no mínimo curioso envolvendo o Athletico esteve na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná. O deputado Tito Barrichello (União Brasil) propôs a criação do “Dia Estadual da Torcida Os Fanáticos”, que seria em 24 de outubro, data da fundação da torcida organizada em 1977. O projeto foi aprovado nesta terça-feira (17) na CCJ e agora vai a votação no plenário.


O projeto de lei 389/2023 foi enviado pelo deputado Barrichello no dia 12 de maio. Tem apenas três linhas, dois artigos e exatas 50 palavras. Sua essência está no artigo 1º: “Institui o Dia Estadual da Torcida Os Fanáticos a ser celebrado anualmente em 24 de outubro”. Em sua justificativa de duas páginas, o parlamentar faz um histórico da organizada, relatando a presença dela em jogos importantes do Athletico – um texto baseado em material do site Furacão.com publicado em 2004 (leia o texto aqui).


Os trâmites burocráticos do projeto seguiram o caminho habitual da Assembleia Legislativa. A proposta foi apresentada em plenário, teve a comprovação de que não havia similar em discussão e foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça. A relatora na CCJ foi a deputada Márcia Huçulak (PSD), ex-secretária de Saúde de Curitiba. Em seu relatório, ela se ateve aos preceitos jurídicos, votando pela aprovação ao dia da torcida organizada do Athletico, “tendo em vista sua constitucionalidade e legalidade, bem como por preencher os requisitos de Técnica Legislativa”.

Imagem: Facebook/Os Fanáticos

A votação na CCJ

Na sessão desta terça-feira, o assunto entrou novamente na pauta da CCJ – a apreciação chegou a ser adiada. Logo quando o presidente da comissão, Tiago Amaral (PSD), coloca o assunto em discussão, o deputado Luiz Fernando Guerra (União Brasil) brinca, dizendo que vai pedir novo adiamento.


Guerra é torcedor do Coritiba e sobrinho do ex-parlamentar e ex-vice-presidente do Coxa, Alceni Guerra. “Só sacaneando o deputado (Luís Cláudio) Romanelli”, diz.

A discussão prossegue até Tiago Amaral pedir para que Guerra confirmasse o pedido de adiamento. Após dizer que não se opunha ao debate imediato, o deputado diz que votaria favoravelmente. Romanelli (PSD) intervém falando do centenário do Athletico, mas o presidente da CCJ o interrompe e coloca o projeto em votação. E como é praxe em temas menos candentes, a aprovação é feita através pela frase “os favoráveis ao projeto permaneçam como estão”. A discussão na comissão durou exatos dois minutos e 35 segundos.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page