495450580893305 Dia Mundial Sem Tabaco: Quer parar de fumar? Confira dicas para largar o vício e como buscar ajuda
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Dia Mundial Sem Tabaco: Quer parar de fumar? Confira dicas para largar o vício e como buscar ajuda

Em algumas situações, a pessoa precisa de auxílio médico; o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem quer abandonar o cigarro.


Por: Terra


O tabagismo é uma doença e parar de fumar é muito importante para que a pessoa tenha uma vida saudável. Nesta quarta-feira, 31, é lembrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data que marca ações para conscientizar sobre os riscos à saúde provocados pelo fumo. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem quer largar o cigarro. No entanto, há quem prefira parar de fumar sozinho. Neste caso, orientações podem ajudar a pessoa a escolher o melhor caminho.


"Comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial. Para aumentar suas chances de sucesso, não tenha cigarros por perto. Programe algo que goste de fazer para se distrair e relaxar", orienta o Inca.

Foto: Divulgação Internet

Você pode escolher duas formas para parar de fumar:

A parada imediata. Esta deve ser sempre a primeira opção. Você escolhe a data e, neste dia, deixa de fumar.


A parada gradual. Você pode utilizar este método de duas formas.


Confira a seguir quais são elas:

- Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.


- Adiando a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.


Caso a pessoa escolhe a parada gradual, é importante que não gaste mais de duas semanas neste processo.


"Se, depois de ter seguido essas orientações, não tiver conseguido parar de fumar sozinho, não desanime. Você também pode buscar locais que oferecem tratamento", acrescenta o Inca.


Programa Nacional de Controle do Tabagismo nos Estados brasileiros

O Inca é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo no SUS, em parceria com Estados, municípios e o Distrito Federal.


para conhecer mais sobre o programa. Selecione a região e em seguida o Estado onde mora para encontrar um local de atendimento.


Uso de medicações para parar de fumar

O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo, que é o de minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, facilitando a abordagem intensiva do tabagista, de acordo com o Inca.


"Medicamentos, no entanto, não devem ser utilizados isoladamente, e sim em associação com uma abordagem correta. É fundamental que o tabagista se sinta mais confiante para exercitar e por em prática as orientações recebidas durante as sessões da abordagem intensiva", afirma o órgão.

Entre os medicamentos disponibilizados para o tratamento na rede pública estão: terapia de reposição de nicotina (adesivo transdérmico e goma de mascar) e o cloridrato de bupropiona.


* Todo medicamento deve ser usado a partir da supervisão médica.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page