495450580893305 Saiba como identificar o recenseador do IBGE e evitar golpes
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Saiba como identificar o recenseador do IBGE e evitar golpes

Começou no dia 1º de agosto o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos 5.570 municípios do país. A pesquisa deve acontecer pelo menos até o mês de novembro deste ano.


Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de passar informações às pessoas que vão até as residências coletar os dados, especialmente, porque muitas podem não ser contratadas do IBGE e estar usando o nome do Instituto para aplicar golpes na população. Então, para identificar os recenseadores, fique de olho nas dicas do próprio IBGE, que informa que os entrevistadores devem estar sempre identificados com um crachá contendo o nome completo e a matrícula.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Além do crachá, os trabalhadores podem estar usando colete, boné e uma bolsa com a identidade visual do Censo. Eles possuem em mãos, ainda, o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que é um celular disponibilizado pelo Instituto para que as informações sejam digitalizadas. O IBGE também disponibilizou máscaras descartáveis aos recenseadores.


É possível também confirmar se aquela pessoa está de fato a serviço do Censo, registrado e apto a fazer a coleta de dados através do site através do site Respondendo ao IBGEe inserir as informações do profissional ou entrar em contato com o IBGE pelo telefone 0800 721 8181.


Com informações do site Brasil de Fato

 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page