495450580893305 Síndromes respiratórias aumentam atendimentos nas UBS e UPA de Campina, Colombo e Quatro Barras
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Síndromes respiratórias aumentam atendimentos nas UBS e UPA de Campina, Colombo e Quatro Barras

Pacientes com síndromes respiratórias estão lotando as Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Campina Grande do Sul, Colombo e Quatro Barras, o que gera um alerta sobre a importância em se manter os cuidados para evitar o contágio por um dos vírus e compreender o impacto que a grande procura médica causa nos serviços prestados por esses locais.


Em Campina Grande Sul, segundo a Prefeitura Municipal, o tempo de espera nas UBS vai aumentar devido ao crescimento no número de casos de Covid-19 confirmados em pacientes e profissionais de saúde que, no momento, encontram-isolados. A administração do município ainda informou que a Secretaria de Saúde está trabalhando para que este problema seja resolvido o mais rápido possível.


Já em Colombo, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, só no Pronto Atendimento do Maracanã, o número de atendimento cresceu 201,36% no comparativo entre os períodos de 01 a 12 de dezembro de 2021 e 01 a 12 de janeiro deste ano. Nas Unidades de Saúde este percentual aumentou mais ainda, 239,96%. A Prefeitura de Colombo informou que está trabalhando para diminuir a incidência de novos casos e atender a população neste momento delicado.



Em Quatro Barras, o aumento de pessoas com síndromes respiratórias neste inicio de ano sobrecarregou a capacidade dos profissionais da saúde do município e isso acabou refletindo no tempo de espera dos pacientes nas unidades de atendimento. A Prefeitura Municipal está adotando uma série de medidas para otimizar a recepção de quem procura ajuda médica, diminuindo assim, os riscos de propagação das infecções e também o tempo de espera das pessoas nas unidades de saúde. Além disso, o efetivo de profissionais de saúde, que vão ocupar o cargo de médico clínico geral no município vai aumentar a partir de fevereiro.


Nos três municípios, as Prefeituras orientaram a população para que se redobrem os cuidados sanitários com o uso de máscara, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social. Além disso, se a pessoa estiver com sintomas gripais ou respiratórios leves, o ideal é que vá até a Unidade de Saúde mais próxima. Já nos casos em que os sintomas forem mais agudos, a UPA 24h ficará responsável por fazer o atendimento. Essas medidas ajudam no combate à contaminação por um dos vírus e também inibem a sobrecarga de atendimentos nas UBS e UPA.

 


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page