Golpistas enviam mensagens por meio de perfis falsos, com instruções para que pessoas façam depósitos bancários em troca de valores e bens que, segundo eles, serão recolhidos pelo fisco. Após verificar essa fraude por meio de denúncias, a Receita Federal alertou nesta quinta-feira (2) a população sobre a volta do chamado "golpe do amor".
Para praticar o golpe, os perfis são criados em redes sociais, nas quais se apresentam, normalmente, como estrangeiros em boas condições financeiras. Os golpistas então entram em contato com as vítimas e após um envolvimento emocional propõe um relacionamento mais sério e fazem a pessoa acreditar que eles enviaram diversos presentes a ela, como óculos, bolsas, celulares, anéis para o suposto noivado, além de dinheiro em espécie ou documentos.
Para que não haja problemas caso a vítima queira verificar se as informações repassadas pelos golpistas são verdadeiras, eles criam sites de empresas de remessas expressas e afirmam que os bens foram retidos na alfândega. Nesse momento, começa o processo de “golpe do amor”, que envolve o depósito de dinheiro por parte das vítimas.
O golpista passa uma conta corrente para a pessoa e pede para que ela realize um depósito, pois só assim, os presentes que ele enviou serão liberados pela alfândega. Normalmente, a conta fornecida pelos golpistas é de uma pessoa física.
Como forma de evitar esse tipo de golpe, a Receita Federal orientou que se alguém achar que está sendo vítima é necessário primeiro registrar a ocorrência em uma delegacia especializa. E em casos de encomendas feitas por remessa expressa, é possível confirmar se a empresa está habilitada para operar no Brasil através do site da Receita. Além disso, a Receita informa que não exige pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente.
(Foto: Arquivo/Pixabay)
Linkada News
Da Agência Brasil
Um e-mail criado por golpistas circula na internet com o provável intuito de roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores. Os golpistas, desta vez, procuram, prioritariamente, enganar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email@radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para PROUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população”, consta no e-mail.
Algumas divergências podem causar estranhamento ao destinatário do e-mail, como o uso do endereço eletrônico da Radiobras, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007.
Outro motivo para acreditar ser um golpe é que não foi encontrada a nota oficial nº 12838-2014, supostamente enviada pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) sobre candidatos com erros no cadastro, como consta na mensagem.
Como em diversos e-mails, cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto mostra isso claramente: “Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro.”
Golpes parecidos com esse são frequentes na internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos.