Uma dupla que passou notas falsas em um comércio localizado na Rua Leonardo Francischelli, no bairro Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul foi detida pela Guarda Civil Municipal (GCM), na última quinta-feira (11).
De acordo com informações da GCM, uma equipe do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) fazia o patrulhamento na região quando foi solicitada por um comerciante, que afirmou ter recebido notas falsas de um casal, como pagamento de uma venda. Ele ainda disse que a mulher e o rapaz estariam nas proximidades do bairro.
O Gote então saiu em busca da dupla e os encontrou na mesma rua do comércio. Com os dois foram encontrados R$200 em notas falsas. Após a abordagem, outras pessoas contaram aos guardas que também foram vítimas do mesmo casal. Ao todo, o Gote conseguiu apreender novecentos reais em notas falsas.
Diante do flagrante, Beatriz Lima de Oliveira, de 20 anos e um adolescente foram encaminhados à delegacia do município junto com o dinheiro apreendido, para as providências judiciais cabíveis.
A reportagem questionou a Polícia Civil sobre o caso e o órgão esclareceu que foi feita a prisão em flagrante de Beatriz Lima de Oliveira na delegacia, pelo crime de moeda falsa e a situação foi comunicada à justiça. A juíza arbitrou fiança pelo fórum e a princípio ela irá encaminhar os autos para Polícia Federal.
A jovem de 20 anos, a princípio não tem passagem pela polícia, e o adolescente que estava junto com ela foi ouvido e liberado, apenas Beatriz foi autuada pelo crime.
(Foto: Guarda Civil Municipal)
Uma equipe da Polícia Militar (PM) prendeu um homem que passava notas falsas em comércios da região de Colombo. A abordagem aconteceu na Rua Vicente Canestraro, no bairro Canguiri, na tarde de sexta-feira (17), após denúncias recebidas pela polícia.
Populares renderam o suspeito e o amarraram com uma corda, até que a polícia chegasse para atender a ocorrência. Em seguida, a PM abordou o rapaz, que estava com algumas notas falsas.
Em conversa com a reportagem do Linkada News, a Polícia Militar disse que no momento da abordagem foram encontradas quatro notas de R$100 com o suspeito, que após ser levado para a Delegacia Central do município, foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, em Curitiba, devido ao tipo de crime cometido.
CRIME – A falsificação prevê uma pena de 3 a 12 anos de prisão e multa. E aquele que colocar uma nota em circulação, sabendo da falsidade da cédula, pode ser condenado de 6 meses a 2 anos de detenção.
RECOMENDAÇÕES – De acordo com o Banco Central do Brasil, se uma pessoa desconfiar da autenticidade de uma nota após recebê-la e observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, a mesma pode ser recusada. Além disso, é importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota, que será analisada pelo Banco Central.
(Foto: Divulgação/Whatsapp)