495450580893305 Começa hoje campanha nacional de vacinação contra o sarampo
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Começa hoje campanha nacional de vacinação contra o sarampo


A mobilização vai até o fim de agosto e tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos

Inicia nesta segunda-feira (6) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. A ação vai até o dia 31 de agosto e tem como objetivo vacinar quem nunca tomou a vacina e dar uma dose pata reforçar aqueles que já se vacinaram. O alvo principal da campanha são crianças de 1 a 5 anos, que devem ser levadas ao posto de saúde mais próximo para receber a vacina. Os únicos que não precisam do imunizante são aqueles que o tomaram nos últimos 30 dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, é previsto que 11,2 milhões de crianças sejam vacinadas, com uma meta de pelo menos 95% delas. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos para que a população se vacine.


Ainda segundo o Ministério da Saúde, esse ano, a mobilização para a vacina contra o sarampo é mais importante, por causa do retorno da doença no território brasileiro, já que foram 822 casos confirmados. A vacina dada as crianças para o combate ao sarampo é a vacina Tríplice Viral, que também protege contra caxumba e rubéola. No momento, todos os postos de saúde dos estados já estão abastecidos com 13,4 milhões dessa vacina.

Durante o lançamento da campanha o Ministério da Saúde declarou que "oferta todas as vacinas recomendadas pela OMS no Calendário Nacional de Vacinação". Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, conforme informou o Ministério da Saúde, são distribuídos cerca de 300 milhões de doses de vacinas no país. Para a campanha de 2018 foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões.

(Foto: Thinkstock)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page