A tradicional Corrida da Graciosa, que acontece há 17 anos bloqueará a Estrada da Graciosa (PR-410) no próximo sábado (20). O bloqueio na região será parcial das 6h às 7h e integral das 7h às 11h. A orientação é que durante este período os motoristas utilizem apenas a BR-277 para chegar ao litoral paranaense ou retornar para Curitiba.
A mudança vem para atender uma solicitação dos comerciantes da Graciosa, com o intuito de reduzir o impacto no turismo da Serra durante o domingo. A empresa responsável pela corrida é a Global Vita Sports em parceria com a Associação Pro Correr. Segundo a empresa, é previsto que mais de 800 atletas de todo o Brasil participem neste ano.

Em comemoração aos 17 anos de prova, a edição 2018 passou por uma nova e grande transformação: o tradicional percurso de 20k virou uma meia maratona, em adicional, a organização propõe também um desafio inédito: um percurso de 42 quilômetros exclusivo para 200 atletas dispostos a superar todos os limites do corpo e da mente descendo e subindo a Serra da Graciosa.
O membro da equipe técnica da Global Vita Sports, Raul Trauczynski, comentou sobre alguns dos objetivos da prova. "O Circuito Amazing Runs tem como principal função promover o turismo sustentável e conscientizar os atletas sobre a importância da preservação da biodiversidade. Visando atender as solicitações e nos aproximar ainda mais da comunidade, mudamos a data para evitar prejuízos financeiros aos comerciantes e garantir a movimentação turística na região, já que domingo é considerado o dia da semana com a maior visitação na tradicional Estrada da Graciosa", esclareceu.
Além disso, a organização do evento vai arrecadar brinquedos e alimentos não-perecíveis que serão doados integralmente à comunidade de moradores de regiões mais carentes da Serra da Graciosa. Os alimentos e brinquedos poderão ser doados pelos participantes durante a entrega de kits ou no dia da prova, no local de largada. Quem fizer as doações irá concorrer ao sorteio de um relógio Mormaii, que será feito através de um voucher entregue aos atletas no ato da doação.
TRAJETO DA CORRIDA - O percurso da prova é a antiga rota de tropeiros que subiam do mar até a região de Curitiba e que foi transformada em estrada pavimentada na segunda metade do século XIX. A grande novidade nesta edição é a inclusão de uma maratona (42km195m) descendo e subindo a serra. Esta categoria teve as inscrições esgotadas logo que foram lançadas.
COMO PARTICIPAR - Para se inscrever na Corrida da Graciosa clique aqui.
(Foto: Comando Comunicação)
Linkada News
Da Redação com AEN
A Estrada da Graciosa (PR-410), um dos caminhos que liga a região metropolitana de Curitiba ao Litoral do estado, terá o tráfego liberado em meia-pista a partir da próxima quinta-feira (10), segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) e também pela Secretaria de Planejamento da prefeitura de Morretes.
A rodovia está interditada desde o dia 13 de março, quando um deslizamento levou parte da estrada na altura do quilômetro 10,8. Segundo o DER, o trabalho de concretagem da ponte que repõe o trecho danificado foi finalizado na última sexta-feira (4). No entanto, para liberar a passagem de veículos pelo local é necessário aguardar a secagem do material, que leva, em média cinco dias. Ao todo foram construídos 16 pilares, 36 vigas, de 10 metros cada, e lajotas para sustentar a nova travessia.
Além da ação emergencial, as equipes estudam a colocação de muros nas encostas do quilômetro 12, onde ocorreu desabamento da barreira, e obras complementares. Os muros vão evitar que as pedras do morro desabem novamente e sustentar o sistema de drenagem. O custo total das obras, que inclui desde o projeto até a conclusão da instalação da ponte, deve chegar a R$5 milhões.
(Foto: AENPR)
A previsão é que a restauração total da estrada seja concluída entre setembro e outubro.