O projeto “Câmara na Escola” já está em sua quinta edição e tem como intuito esclarecer a função do legislativo e também dos demais poderes, para que a população de Campina Grande do Sul entenda qual é o papel de cada um como cidadão. A ideia foi idealizada e colocada em prática em 2014, pelo vereador Sérgio Cavagni.
No ano passado, o projeto atendeu a 800 alunos de escolas municipais, 60 graduandos de pedagogia da Facsul e 100 pessoas da comunidade. A proposta acontece em alguns dias da semana no período da manhã e tarde, com a visita dos alunos a Câmara Municipal. Eles conhecem o espaço físico da organização administrativa, assistem a uma palestra e a um teatro, além de interagir com os vereadores presentes no local.
Segundo Denize Kaminski Ferreira, que é pedagoga e coordenadora do “Câmara na Escola”, em resposta à reportagem do Linkada News, ao longo de quatro anos o projeto já atendeu 4,4 mil pessoas, que conseguem entender como funciona os três poderes, por outras ações além de teatro e palestras. “Também são feitos concursos culturais de Redação e Experiência Pedagógica, anualmente, a fim de estimular a reflexão em torno dos motes da cidadania e democracia”, explica.
A pedagoga ainda comenta que, com a ideia de uma experiência de educação não-formal, ou seja, fora dos marcos institucionais escolares, mas, com intencionalidade pedagógica, a iniciativa preza por evidenciar que o Poder Legislativo é um espaço de discussão e potencial promotor de participação popular no processo de elaboração de leis e fiscalização da atuação dos representantes eleitos pelo povo.
A equipe do "Câmara na Escola" é composta pela por Denize Kaminski Ferreira e por graduandas do curso de Pedagogia.
(Foto: Divulgação/ Câmara Municipal)
Da Redação
O resgate de um menino de 11 anos deu trabalho aos agentes da Defesa Civil e ao Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros (GOST) na manhã desta quinta-feira (14), em Quatro Barras. O garoto é aluno de uma escola localizada no bairro Borda do Campo, e teria subido na cobertura da quadra de esportes para apanhar uma bola que ficou enroscada no teto da estrutura de ferro, porém não conseguiu mais descer.
O menino escalou uma altura de cerca de 9 metros e quando terminou a subida, acabou ficando "preso" e precisou da ajuda dos Bombeiros, que usaram cordas de rapel para que o menino pudesse descer. O garoto foi resgatado por um bombeiro sem nenhum ferimento.